Terapias convencionais suportadas por tarefas realizadas com música podem ajudar a melhorar a mobilidade, humor e qualidade de vida de pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral.Pessoas que sofreram um acidente cerebrovascular poderia melhorar a sua mobilidade, qualidade de vida e seu humor graças à inclusão de música como suporte com a sua terapia convencional durante a recuperação após o acidente vascular cerebral . Isto foi descoberto um grupo de pesquisadores da Universidade de Barcelona, Hospital de Bellvitge eo Hospital del Mar (Espanha), em colaboração com a Universidade de Helsinki (Finlândia).
O estudo analisou 40 pessoas que sofreram um derrame e estavam realizando suas sessões de reabilitação no Hospital de la Esperanza (Barcelona). Metade dos pacientes recebeu apenas terapia convencional, mas o resto, também, contou com música como parte do tratamento, especificamente aprendeu a tocar bateria eletrônica e piano, a fim de saber como esta prática poderia melhorar a função motora da música. as extremidades superiores.
A importância da motivação na reabilitação do AVC
Após quatro semanas, o estado de espírito, a qualidade de vida, a motivação e a mobilidade dos braços e mãos dos pacientes foram analisados . Os resultados em termos de melhoria do motor não diferiu entre os dois grupos, no entanto, dentro do qual incluiu música na terapia, aqueles que foram motivados mais por aprender a tocar estes instrumentos teve melhorias mais significativas na coordenação motora.
O estudo liderado por Antoni Rodríguez Fornells, constatou que houve uma mudança positiva na qualidade de vida dos pacientes que tinham sido tratados com música e uma redução de emoções negativas , apatia e até a sensação de fadiga, em comparação com aqueles que só tinham terapia convencional.
Portanto, este estudo mostra que a motivação é um fator muito importante durante a recuperação de um AVC e incentiva a adição de musicoterapia em tratamentos convencionais, para que todos os pacientes possam se beneficiar dela.
Matéria retirada do Site Jornal da Saúde Bem Estar – https://www.jornaldasaudebemestar.com/noticias/a-musicoterapia-pode-ser-util-na-recuperacao-apos-um-acidente-vascular-cerebral/